Olá, obrigada pela visita

Se gostar SIGA, comente, sugira, critique, elogie, indique e volte sempre!

15 de abr. de 2011

Roupa Sob Medida Pelo Computador - Em 3D


Roupa Sob Medida Pelo Computador - Em 3D

A Bernina é uma antiga fabricante de máquinas de costura suíça que quer revitalizar essa área.
Ela fabrica máquinas de costura computadorizadas altamente sofisticadas e caras.
Eu mesmo tenho uma máquina zigzag bem antiga dessa marca (eu sou costureiro).
Agora eles lançaram um software para ajudar as costureiras ou costureiros a fazer moldes de roupas sob medida.
O software Mylabel da Bernina é voltado para o usuário final, não é para indústrias. Esse software foi feito em parceria com a Optitex uma fabricante israelense de programas para Indústria de roupas.
O usuário escolhe um modelo no programa entre vários fornecidos, depois digita as suas medidas. Pode também escolher bordados e inserir no modelo em qualquer parte da roupa, esses bordados serão feitos naturalmente por uma máquina de bordar Bernina.
Infelizmente no programa não tem modelos masculinos nem infantis.
Finalmente pode ser visualizado na tela do computador como a roupa ficará num manequim virtual que reproduz as medidas digitadas.
O programa imprime então os moldes numa impressora comum, em várias folhas A4 que depois são coladas entre si para formar os moldes inteiros.
Esse programa custa cerca de U$ 500 no exterior.
Abaixo tem dois vídeos do programa:

Mas, pra quem não entendeu nada.... veja esta do senai cetic (claudinha make)




















Máquina tecnológica mapeará medidas do corpo humano brasileiro

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, conhecido como SENAI, está cada vez mais investido em pesquisas nas áreas de consumo e comportamento. 

Criado em 1942, hoje o SENAI, é um dos pólos nacionais mais importantes no conhecimento e difusão do desenvolvimento industrial. Graças a sua estrutura é o maior complexo de educação profissional e está diretamente ligado a 27 departamentos regionais. Este oferece necessidades locais e contribui para o desenvolvimento da industria e do país em geral.

O SENAI/CETIQT, por exemplo, está realizando um estudo antropométrico com uma máquina de ultima geração que orientará em um diagnostico completo sobre as medidas do corpo brasileiro. 
O aparelho pretende padronizar as medidas de modelagem das indústrias de confecções brasileiras, respeitando é claro as medidas e características de cada região. Já que estas estão em tamanhos devidamente inadequados.

A máquina que já virou sucesso no Brasil e querida por todos, leva o nome de Body Scanner e vai facilitar e agilizar a pesquisa. Esta faz uma leitura do corpo e capta com precisão mais de 100 medidas detalhadas de cada parte do corpo humano. 
O aparelho é uma espécie de cabine preta cheia de luzes e sons que depois da leitura corporal passa todos as informações diretamente para o computador que logo em seguida exibe as formas em modelo tridimensional.

Cabine onde é feita a medição do corpo humano. Foto:Divulgação


Leitura detalhada das medidas do corpo humano. Foto:Divulgação


Com o objetivo de medir mais de 10 mil pessoas em todo o Brasil, as pessoas serão escolhidas aleatoriamente não importando sexo, altura e peso. A única restrição é que as pessoas medidas deverão ter entre 18 e 70 anos.

Segundo o pesquisar Gerson Pereira o projeto terá inicio no estado do Rio de janeiro e começará daqui a mais ou menos uns 30 dias. Também atenta que o estudo evitará que cada marca de confecção trabalhe com medidas diferentes.

O especialista britânico Richard Ale veio ao Rio de Janeiro para orientar a equipe no uso da máquina e conta que em 2001, um estuda semelhante feito no Reino Unido revelou que em 50 anos os ingleses tinham ficado mais altos e mais pesados.

A design de moda Patrícia Martins acredita que a transferência dessas medidas para o computador facilitará a produção de modelos virtuais. E contribuirá para que no futuro as pessoas possam comprar roupas pela Internet sem ter que provar o modelo e muito menos sair de casa.

Fernanda Sartori Fernandes
Redação
Fonte: maquina 3d

3 comentários:

  1. daqui a pouca na sera preciso costureiras, as roupas sairam prontas das maquinas

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog. Tô te seguindo, me segue tb
    http://achadoseetiqueta.blogspot.com/

    ResponderExcluir